A maioria dos empresários tem o desejo de expandir os seus negócios e aumentar a lucratividade.. Um dos caminhos para que isso aconteça é a participação em um processo de fusão e aquisição, em inglês Mergers & Acquisitions (M&A).
Neste conteúdo, vamos explicar o que é o processo de Mergers & Acquisitions e ressaltar as suas principais fases. Além disso, vamos fornecer detalhes sobre diagnóstico, valuation, documentação e mostrar como uma empresa especializada pode ajudar a sua empresa.
Precisa saber mais sobre as principais etapas de Mergers & Acquisitions? Siga em frente!
Saiba o que é o processo de Mergers & Acquisitions
Mergers & Acquisitions (M&A) são termos da língua inglesa cuja tradução significa Fusões e Aquisições, os quais estão relacionados geralmente as transações de Compra e Venda . Essas transações fazem parte da gestão estratégica dos negócios e permitem que eles cresçam ou se desenvolvam de forma saudável, modifiquem sua natureza e melhorem a posição no mercado.
M&A acontecem porque as empresas têm necessidade de obter sinergia, buscam oportunidades para comprar outros negócios ou pretendem ganhar eficiência obtendo recursos. Porém, antes de iniciar o processo é feito um planejamento, com definição de metas, métricas, objetivos e estratégias.
Confira as principais etapas do processo de Mergers & Acquisitions
Existem várias etapas a serem realizadas no processo de Fusões e Aquisições que envolvem empresas de todos os portes. As informações fornecidas durante as etapas podem ser confirmadas por meio de Due Diligence de diversas naturezas.. Veja a seguir as fases do processo de Mergers & Acquisitions!
Diagnóstico
Inicialmente, várias informações são coletadas, todas referentes às empresas que entrarão no processo de aquisição ou farão parte da fusão. Profissionais especializados fazem o levantamento dos assuntos para discussão entre as partes , avaliam as perspectivas de crescimento e outros fatores relevantes para as negociações. Depois disso, fica mais fácil definir estratégias, alinhar as expectativas dos sócios e embasar decisões.
Valuation
A etapa valuation tem a finalidade de fazer uma estimativa do valor real das empresas interessadas. Os profissionais aplicam metodologias de acordo com as normas vigentes e que são reconhecidas no mercado. Entretanto, a definição dos valores depende de aspectos subjetivos, razão pela qual pode variar conforme a visão de quem fez a análise.
Documentação
O processo de Mergers & Acquisitions deve ter todos os seus aspectos registrados para que os envolvidos tenham segurança nas negociações. Os dados estratégicos são apontados em um relatório conhecido como memorando de informações. Esse documento é anexado ao acordo de confidencialidade que é chamado também de non-disclosure agreement (NDA).
Due Diligence –
Consiste em um processo de entendimento e análises das informações enviadas pelos vendedores aos compradores. Nesta etapa, geralmente é realizada por Empresas de Auditoria Independente, a qual irá “checar” as referidas informações da empresa alvo. Regra geral, a Due Diligence é realizada levando em consideração os assuntos Contábeis, Financeiros, Tributários/Trabalhistas/Previdenciários, Legais, Comerciais, Ambientais, Tecnologia da Informação e outros que porventura sejam necessários.
Por fim, se o negócio for fechado, será discutido a forma da liquidação financeira.
___________
Experiência de executivos de consultoria e auditoria com larga atuação no mercado você encontra na Coimbra Partners. Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Fonte: tbsconsultoria
0 comentário